NOTÍCIAS

China buscará maior produtividade de grãos para garantir segurança alimentar

China buscará maior produtividade de grãos para garantir segurança alimentar
Manipulação de imagem de soja na bandeira chinesa

A China, o maior comprador mundial de soja e milho, buscará maior produtividade de grãos em grandes áreas de terras agrícolas. À medida que procura garantir a segurança alimentar de sua enorme população, informou a mídia estatal nesta quarta-feira, citando uma reunião anual de política rural.

A China registrou uma safra recorde de milho este ano e colheitas abundantes de outros grãos. Mas Pequim continua preocupada com a segurança alimentar, principalmente em meio às crescentes tensões com parceiros comerciais, desastres relacionados ao clima e conflitos militares.

A produção recorde de milho de 289 milhões de toneladas este ano foi alcançada. Em grande parte, graças a um aumento de 2,7% na área plantada, já que as autoridades recuperaram terras usadas para outras culturas para grãos básicos.

Em uma reunião anual que define as prioridades da política rural para o próximo ano, os formuladores de políticas disseram que a China “estabilizará” a área de plantio de grãos e “promoverá aumentos em larga escala na produtividade dos grãos”, informou a agência de notícias oficial Xinhua na noite de quarta-feira.

A agência não delineou medidas específicas para aumentar a produtividade, mas os criadores de milho chineses estão se preparando para plantar mais do que o dobro de milho geneticamente modificado no próximo ano do que em 2023. À medida que Pequim introduz lentamente uma tecnologia que normalmente aumenta a produtividade.

Os formuladores de políticas também disseram que a China deveria “consolidar os resultados da expansão da soja”, de acordo com a mídia estatal. A China aumentou significativamente sua produção doméstica de soja nos últimos dois anos, promovendo mais plantios para reduzir sua dependência de importações do exterior.

No entanto, essa política resultou em um excesso de produção de soja não geneticamente modificada para uso alimentar. O que força Pequim a comprar parte dos suprimentos para as reservas estatais.

Os formuladores de políticas disseram que a China deveria fortalecer a proteção de terras aráveis, acelerar a revitalização do setor de sementes e priorizar a constituição de terras agrícolas de “alto padrão” na região nordeste, famosa por seu solo negro fértil, de acordo com a mídia estatal.

Publicado em 11 de Janeiro de 2024
Logomarca Globo Aviação Agrícola
Dólar: 0,000